Bem vindos a Paraty

Vamos aproveitar esta oportunidade para simular uma visita a Paraty. Aqui estão algumas praias e ilhas de nossa baía por onde fazemos ótimos passeios. Veja as maravilhas que temos para desfrutar aqui, sem contar nas dezenas de cachoeiras e o Centro Histórico com casarões antigos e suas ruas cobertas de pedras desde a época dos escravos.
Agora não perca mais tempo e faça uma reserva em Paraty, temos as melhores opções de hospedagens para você.


Nascer do Sol

Nascer do Sol

Lagoa azul

Lagoa azul
Lagoa azul

Ilha do Mantimento

Ilha do Mantimento
Ilha do Mantimento


Cumprida Norte

Cumprida Norte
Cumprida Norte

Ilha Cumprida



RPM

RPM

Ilha da Pescaria

Ilha da Pescaria
Ilha da Pescaria

Salvador Moreira (área de nudismo)

Praia da Lula

Praia da Lula
Praia da Lula

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã
Cachoeira do Tobogã

Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca
Cachoeira da Pedra Branca

Passeios Noturnos

Passeios Noturnos
Passeios Noturnos

Ilha da Cotia

Ilha da Cotia
Ilha da Cotia

Praia do Rosa

Praia do Rosa
Praia do Rosa

Ilha da Sapeca

Ilha da Sapeca
Ilha da Sapeca

terça-feira, 27 de abril de 2010

Paraty é uma cidade inesquecível.
Um lugar mágico construído por tijolos da história,emboços transformados em arte,emoldurados pela exuberante Mata Atlântica que nos dá seus sons,seu clima,suas andorinhas...

2 comentários:

RPM disse...

Caminho do Ouro
O Caminho do Ouro é uma antiga trilha indígena que unia as tribos de Paraty com as do Vale do Paraíba. Em 1660 foi alargada por ordem de Salvador Corrêa de Sá e teve seu trajeto ligeiramente modificado. No início do século XVIII foi calçada com pedras, retiradas dos rios próximos, passando a ser usado para escoar o ouro das “minas gerais” e para abastecê-la com gêneros alimentícios.


História e natureza andam juntas pela estrada calçada com pedras que inicia próxima a Paraty e termina no alto da serra. A natureza bela, repleta de árvores, córregos e cachoeiras, envolve uma história feita de sangue, suor e ouro. Ouro que trouxe felicidade a alguns, mas suor e sangue para muitos índios e escravos forçados a trabalhar nas minas, na construção das estradas e no carregamento do ouro. Durante a colonização do Brasil, essa trilha foi aproveitada pelos portugueses para desbravar as regiões do Vale do Paraíba e de Minas Gerais. As tropas de mulas subiam e desciam tão intensamente essas trilhas que foi necessário calçar os trechos de serra para suportar o tráfego.

O trecho calçado com pedras começa, na sua parte mais baixa, junto à igreja do Penha, terminando, aproximadamente, dez quilômetros acima, próximo à divisa entre Paraty e Cunha. A maior parte do caminho está dentro da mata, sendo que alguns trechos estão coberto por terra e vegetação e, outros foram destruídos pelo tempo ou pelo homem. Porém em quase todo o trajeto o calçamento de pedras está visível.

RPM disse...

A História do Café
Conhecido também como Caminho dos Degraus ou Estrada Nova da Serra, esse caminho, calçado com pedra pelos escravos, foi construído no início do século XIX, com a finalidade de escoar o café produzido no Vale do Paraíba, e se junta com o Caminho do Ouro após a serra.


Por ser mais recente que o Caminho do Ouro, utilizou-se técnicas de engenharia mais moderna, que podem ser percebidas no sofisticado sistema de drenagem de água, nas três galerias pluviais e nos muros de arrimo com até cinco metros de altura.

O caminho calçado possui largura de quatro metros e as pedras utilizadas no calçamento foram retiradas dos rios próximos, com superfície retangular de 30 por 40 centímetros de área e 60 centímetros de profundidade, possuindo encaixe a seco.

Por esse caminho passou o Marechal Duque de Caxias, em 1842, com as força legais enviadas pelo Governo do Império, para combater os revoltosos de Teófilo Otoni , em Minas Gerais.

Apesar de estar abandonado a mais de 200 anos, sem nunca haverem feito qualquer tipo de manutenção ou recuperação e, da floresta em sua volta ter quase fechado o caminho, trechos dessa estrada encontram-se em bom estado de conservação, com as pedras encaixadas num perfeito alinhamento. Para se fazer todo o Caminho do Café deve-se ir até próximo à Pedra da Macela, junto à divisa com Cunha e descer andando até Paraty (aproximadamente oito horas de caminhada). Uma opção mais curta é seguir a trilha que continua após a cachoeira da Pedra Branca e subir e depois voltar pelo mesmo percurso o Caminho do Café até o quanto você aguentar