Bem vindos a Paraty

Vamos aproveitar esta oportunidade para simular uma visita a Paraty. Aqui estão algumas praias e ilhas de nossa baía por onde fazemos ótimos passeios. Veja as maravilhas que temos para desfrutar aqui, sem contar nas dezenas de cachoeiras e o Centro Histórico com casarões antigos e suas ruas cobertas de pedras desde a época dos escravos.
Agora não perca mais tempo e faça uma reserva em Paraty, temos as melhores opções de hospedagens para você.


Nascer do Sol

Nascer do Sol

Lagoa azul

Lagoa azul
Lagoa azul

Ilha do Mantimento

Ilha do Mantimento
Ilha do Mantimento


Cumprida Norte

Cumprida Norte
Cumprida Norte

Ilha Cumprida



RPM

RPM

Ilha da Pescaria

Ilha da Pescaria
Ilha da Pescaria

Salvador Moreira (área de nudismo)

Praia da Lula

Praia da Lula
Praia da Lula

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã
Cachoeira do Tobogã

Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca
Cachoeira da Pedra Branca

Passeios Noturnos

Passeios Noturnos
Passeios Noturnos

Ilha da Cotia

Ilha da Cotia
Ilha da Cotia

Praia do Rosa

Praia do Rosa
Praia do Rosa

Ilha da Sapeca

Ilha da Sapeca
Ilha da Sapeca

quarta-feira, 19 de maio de 2010

IGREJA MATRIZ DE NSª DOS REMÉDIOS

No final do século XVI, quando da fundação do povoado, ergueu se uma Capela dedicada a São Roque, sobre o atual Morro do Forte, onde então se assentava o aldeamento. Porém, em 1646, Da Maria Jácome de Mello doou uma área de terras, situada entre os rios Perequê Açu e Patitiba, para a construção do novo povoado, exigindo que nela se construísse uma Capela dedicada a N' Sa dos Remédios, e que não se molestassem os índios Guaianás, que ali viviam.

Assim, de pedra e cal, surgiu a primeira capela, que foi demolida em 1668, e, em seu lugar, construída uma igreja maior, obra executada por Raphael de Souza, que só terminou em 1712. Contava a igreja com 7 altares e duas capelas internas.
Em 1787, por ser a igreja pequena para a população, cerca de 2.700 pessoas, iniciaram-se as obras de construção do atual templo, em local próximo à antiga capela.

Essa obra, por ser suntuosa e majestática, custou ao povo grande soma de dinheiro e, por falta de recursos financeiros, foi diversas vezes paralisada a sua construção.
Auxiliou o final das obras a piedosa Sra. Geralda Maria da Silva, fornecendo dinheiro e escravos, e administrando ela mesma os trabalhos. Por este motivo, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de "Dona do Paço".

A 7 de setembro de 1873, foi a igreja entregue ao culto público, precedendo à sua bênção uma procissão em que se transladaram as imagens da Igreja de Santa Rita para a nova Matriz. Este costume conserva se até hoje, por ocasião da Festa de Na Sra. dos Remédios.
De estilo neoclássico, este templo sobressai por sua imponência e apresenta a sobriedade e o despojamento característicos deste estilo, em que as grandes massas se contrapõem ao ritmo dos vãos ( aberturas ).

Destacam se, nesta igreja, suas torres e os fluidos inacabados. Acredita se que isso aconteceu, não só pela falta de recursos e mão de obra escrava, mas também porque a igreja teria afizndado, inclinando se perigosamente para a frente, devido ao enorme peso do seu frontispício e à inconsistência do terreno onde foi construída.

A igreja foi entregue à comunidade graças a benevolência D. Geralda Maria da Silva, senhora de posses, que cedeu escravos e dinheiro para a continuidade das obras.
Conta-se que em baixo da escada que da acesso ao campanário da torre direita encontra -se enterrado seu pai, cujo dele diz a lenda ter encontrado um tesouro em Trindade .
A baixo você pode ver um mapa de disposição interna da Igreja Matriz e a seguir o texto descreve os números marcados no mapa.
Foto: Detalhe Altar Mor
1) Altar Mór de Na Sa dos Remédios:
Padroeira de Paraty, cuja imagem ladeada em madeira policromada, do século XVIII, está entronizada no oratório central, late pelas imagens em madeira de São Joaquim (à direita) e Sant'Ana ( à esquerda ), em madeira, do século XVIII.
2) Altar de São Miguel:
Imagem em madeira, do século XVIII. A pintura deste altar é resultado de restauração recente da pintura original do templo.
3) Capela de N. S. dos Passos:
Imagem central de Nosso Senhor dos Passos, imagem de vestir, em madeira, século XVIII, ladeado por Na S$ da Soledade, à direita, imagem do século XVIII e à esquerda, Nosso Senhor da Cana Verde, imagem de roca, século XVIII. Essas imagens, em tamanho natural, têm articulação nos braços e cabeça e fazem parte das procissões e cerimônias da Semana Santa.

O retábulo frontal do altar é do século XVII, tendo pertencido, provavelmente, à igreja anterior.
4) Altar de São Francisco:
Imagem em madeira, século XIX.
5 )Batistério:
Pia em mármore, do século XVII, que pertenceu, provavelmente, à igreja anterior.
6) Altar de São Roque:
Imagem em madeira XVIII.
7) Capela Santíssimo Sacramento:
Capela do Santíssimo Sacramento: Hoje dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, imagem em madeira do século XX. Esta Capela era, anteriormente, dedicada à adoração do Santíssimo Sacramento.
8) Púlpito:
Em madeira poli-cromada, com as cores originais da Igreja.
9)Altar de Nª. Sª do Terço
Imagem em madeira policromada, século XVIII.

Nenhum comentário: