Chileno Ariel Ticona Yáñez, de 29 anos, assistiu a nascimento de filha por vídeo enviado à mina por parentes
O chileno Ariel Ticona Yáñez, de 29 anos, é o 32º mineiro resgatado nesta quarta-feira da jazida San José, no norte do Chile. Yáñez é casado com Elizabeth Segovia, que deu à luz uma menina em 14 de setembro - 40 dias depois do acidente em San José.O mineiro conseguiu assistir ao nascimento da filha, que a seu pedido foi batizada de Esperanza, por um vídeo gravado por parentes e enviado via um duto pelo qual os mineiros recebiam alimentos, água e outros suprimentos.
Com o resgate de Yáñez, só falta retirar da mina Luis Urzúa Iribarren para que a operação se encerre de maneira bem-sucedida. A rapidez com que os resgates estão sendo feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas.
Segundo autoridades, o processo foi acelerado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - está levando cerca de 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.
Foto: AP
Ariel é cumprimentado na chegada à superfície da jazida
Nenhum comentário:
Postar um comentário